quarta-feira, 27 de maio de 2009

Oposição diz que vai obstruir votações por cargos na CPI da Petrobras


O senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado, formalizou nesta terça-feira a decisão da base aliada governista de não ceder a presidência ou a relatoria da CPI da Petrobras aos partidos de oposição. Renan comunicou oficialmente o líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), de que os partidos governistas vão ficar com os dois cargos de comando da comissão.
A oposição promete obstruir todas as votações do plenário da Casa em represália à decisão da base governista. Agripino ficou irritado com a postura dos governistas uma vez que, tradicionalmente, o Senado divide os comandos das CPIs entre a base aliada e a oposição.
"Eles não têm número para fazer o presidente e o relator da CPI? Então que botem número em plenário para aprovar o que eles querem. Suspendeu-se o entendimento que estava sinalizado. Vamos usar de todos os instrumentos regimentais para impedir a aprovação de matérias em que não há acordo. Se eles têm número, que garantam número de votação", afirmou.
O DEM havia indicado o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (BA) para presidir a CPI da Petrobras. Com o perfil "moderado", ACM Júnior seria indicado pela oposição com a promessa de conduzir de forma serena os trabalhos da CPI. A sugestão do DEM, no entanto, não foi aceita pelo Palácio do Planalto --que entrou em campo para evitar que a oposição fique com cargos de comando na comissão.
Agripino disse que, sem o acordo com os governistas, o DEM vai retirar o apoio à candidatura de ACM Júnior para a presidência da comissão. "Não quero submeter ninguém a nenhum constrangimento. Seria um candidato com apenas três votos, então não tem razão para a oposição lançar candidato", disse.
Indicações
Os líderes dos partidos no Senado têm até à meia-noite de hoje para indicar os senadores que vão integrar a CPI da Petrobras. Os que não forem indicados, serão designados pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Renan prometeu, no entanto, indicar os nomes do PMDB dentro do prazo previsto pelo regimento do Senado.
"Ninguém vai querer assumir o desgaste pelo atrasos da CPI. Os nomes serão indicados hoje, preciso apenas conversar com a bancada", disse Renan.


GABRIELA GUERREIROda Folha Online, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário